Neste sábado, 04, será dia de vacinação. Unidades de saúde de São Lourenço e de todo o país estarão com as portas abertas para vacinar o público alvo da campanha de imunização contra a gripe entre 8h e 17h. Na cidade, estarão abertas todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica, além de um posto volante na Praça Brasil.
As pessoas que devem receber a dose da vacina são crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, professores do ensino superior e básico, pessoas com comorbidades, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.
Em São Lourenço, a população alvo é formada por 12.571 pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), desde o início da campanha, em 10 de abril, no município apenas 4.291 pessoas receberam a dose, o que representa 39,21%. Os grupos com maior cobertura são as puérperas, que ultrapassou a população estimada para imunização com 156,72% de cobertura. Em seguida estão os idosos com 49,58% de cobertura da população e os professores com 43,11%.
O número de pessoas pertencentes a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas estão zeradas em São Lourenço.
“A população privada de liberdade receberá a dose da vacina nos dias 14 e 15. Já os demais já receberam a dose da vacina, porém o número de pessoas imunizadas ainda não foi informado ao Ministério da Saúde para que conste no sistema. Mesmo sem o número de pessoas constantes no sistema de informação não há risco de faltar doses da vacina”, disse Andreia Mendes Flori, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Até o dia o dia 31 de maio as vacinas podem ser procuradas na Policlínica, Porta do Céu, Vila Carneiro, Carioca, São Lourenço Velho, Biquinha e Nossa Senhora de Lourdes de segunda a sexta-feira entre 8h e 17h.
Comentários: