Estreia nesta quinta-feira, 17, o V Cantáguas, encontro de corais. Este ano, em função da pandemia do novo coronavírus, o evento será apresentado pela internet a partir das 19h. Além da música e os interlúdios, o encontro conta o Congresso Científico Cultural.
A programação do Cantáguas 2020, que segue até o domingo, 20, vai contar com a apresentação de 80 coros, 2 mil artistas e 14 palestras do congresso. Os coros são de diversos estados e regiões brasileiras, além de grupos colombiano, argentino, mexicano e italiano.
Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia, os coros gravaram vídeos das apresentações e enviaram para a organização do Cantáguas. Além da apresentação dos corais, o publico poderá apreciar outros tipos de artes, a exemplo da pintura, escultura, poesia, dança e da própria música fora do canto coral.
Para assistir à programação do evento é preciso acessar o site do Festival Cantáguas. Dentro do site o expectador poderá se inscrever nos vídeos que deseja assistir e na hora da apresentação ele será avisado pelo próprio do Youtube do início. Todos os vídeos são públicos e não há limite para assistir.
O Congresso
O Congresso Científico Cultural vai reunir médicos, psicólogos, preparadores vocais, além do Padre Rogério, de Carmo de Minas. O objetivo é discutir as transformações que o canto coral causa na saúde da pessoa, inclusive sendo um complemento terapêutico tanto para doenças mentais e físicas. As palestras ainda vão tratar de música e espiritualidade.
Phanteon de Minas
Por trás do encontro promovido pelo Instituto Coral Por Amor de São Lourenço, além de promover a cidade como um destino turístico pelo alcance internacional das atrações, há um projeto ainda maior.
Trata-se da construção do Phanteon de Minas. Já com um terreno de cinco hectares adquiridos entre as cidades de São Lourenço e Carmo de Minas, o objetivo é construir um espaço cultural para a região fazendo uma réplica do Phanteon italiano.
Serão cerca de 1,2 mil metros quadrados de construção com capacidade para abrigar 1,2 mil pessoas. A estrutura ainda contará com banheiros, lanchonetes, salas de apoio, palco, estacionamento para ônibus, carros e motos.
Durante o evento, os expectadores poderão fazer doações para contribuir com a construção do Phanteon nos links disponíveis ao final dos vídeos. As doações também podem ser feitas pela conta bancária do Instituto Coral Por Amor: Instituto Coral Por Amor - CNPJ 27.391.561/0001-15 - Banco UNICRED (136), Agência 5651, Conta 155907-9.
Comentários: